O novo pavilhão da Austrália para a Bienal de Veneza foi oficialmente concluído pelo Conselho Australiano para as Artes. Projetado pelo escritório Denton Corker Marshall, o edifício revestido de granito é o primeiro pavilhão construído em Veneza no século XXI e substitui a estrutura de Philip Cox, de 1988. O pavilhão tem como função receber os primeiros visitantes da 56ª Exposição Internacional de Arte, que terá início no dia 9 de maio, com o trabalho da artista Fiona Hall.
Saiba mais sobre o novo pavilhão a seguir.
Pensado como uma caixa branca circunscrita por uma caixa preta, o pavilhão de Denton Corker Marshall emprega uma estética contemporânea que dilui as linhas entre arquitetura e escultura. Solidamente implantado no histórico Giardini, a fachada escura do edifício conta com painéis móveis que podem ser abertos ou fechados em função das necessidades de cada exposição.
Desde 1954 a Austrália tem desfrutado de uma rica e distinta história na Bienal de Veneza, apresentando obras de importantes artistas como Sidney Nolan, Russell Drysdale e William Dobel. O novo pavilhão é um dos 29 localizados no Giardini e é uma declaração da presença australiana nesse evento de grande importância cultural.
A instalação multissensorial de Fiona Hall, intitulada Wrong Way Time, permanecerá aberta ao público até 22 de novembro.