A FeNEA - Federação Nacional dos e das Estudantes de Arquitetura e Urbanismo está promovendo uma campanha que visa construir um diagnóstico preciso da remuneração e das condições de trabalho e de aprendizado dos estágios ofertados no Brasil. As informações coletadas servirão como base para a construção de uma campanha nacional para a melhoria da qualidade dos estágios. Com dados concretos e precisos, a FeNEA terá mais condições de exigir e conquistar melhorias tanto na remuneração do trabalho dos estagiários quanto no compromisso, pela parte dos empregadores, de oferecer uma experiência prática que contribua para a formação do profissional Arquiteto e Urbanista.
Arquitetura e Urbanismo é uma disciplina fundamentalmente teórico-prática onde o projetar e construir são vínculos profundos no objeto da arquitetura. Para que tal aprendizado seja possível, faculdades e estágios são atividades importantes para nossa formação: enquanto a academia nos traz a profundidade teórica, a atividade de trabalho nos estágios nos coloca mais próximos da realidade profissional, complementando-se.
Apesar disso, a situação dos estágios em Arquitetura e Urbanismo no Brasil não parece ser satisfatória. Infelizmente, o que encontramos, via de regra, é um trabalho mal remunerado e pouco complementar a nosso conhecimento acadêmico. Ocorre que hoje, grande parte dos escritórios tem nos estagiários uma importante fonte de mão de obra, que atua em diversas frentes, de atividades de criação a produção de desenhos e modelos.
Se por um lado as entidades profissionais falam em reconhecimento da categoria dos profissionais Arquitetos e Urbanistas e valorização do objeto de trabalho pelo pagamento do preço efetivo, quando se trata de estágios em arquitetura, o discurso é silenciado. Para complementar o quadro, dada a expansão do ensino superior público e privado, hoje o trabalho de estágio representa uma fonte de renda significativa para estudantes que acabam por priorizar a atividade no escritório, se dedicando menos aos estudos acadêmicos.
Participe da campanha respondendo às 22 perguntas no questionário desenvolvido pela FeNEA.