Em muitos países africanos, água potável ainda é um luxo. Guerras são declaradas, famílias deslocadas e comunidades inteiras perecem por falta dela. A escassez de água limpa flagela nações na África e de todo o mundo há séculos. Com isso em mente, o grupo sem fins lucrativos PITCHAfrica está buscando uma solução para o problema através de uma nova combinação de esporte e projeto. Parte do Waterbank Campus, composto por 7 edifícios que servem a coleta de água da chuva, o estádio de futebol é capaz de receber 1.500 pessoas, reunindo as comunidades que mais precisam de apoio.
PITCHAfrica descreve sua abordagem do seguinte modo:
No Quênia, chove sete vezes mais que o necessário para sua população. A chuva é um recurso surpreendentemente mal aproveitado que clama para que mudemos nossa relação insustentável com a água para uma mais equilibrada. Edifícios de reserva de água são construídos para transformar nossa relação com esse bem natural. Algumas iniciativas extraem água de aquíferos subterrâneos não renováveis e não se importam com a água da chuva. Nós revertemos isso, levando água para centros de ensino para mostrar como esse recurso pode fortalecer comunidades inteiras, levando a uma mudança sistêmica. Todos podem ter acesso à água potável.
Esses estádios e estações de coleta de água pluvial são multifuncionais em seus projetos. As arquibancadas incorporam reservatórios para até 3 milhões de galões, e, além disso, oferecem espaços para salas de aula, postos de saúde e instalações voltadas para a agricultura.
Jane Harrison, fundador do PITCHAfrica, comentou: “Integrar a extração, o armazenamento e a filtragem da água da chuva a edifícios comunitários ajuda as populações a se tornarem cada vez mais autossuficientes em relação ás suas necessidades de água."
Para concretizar esse projeto, PITCHAfrica está trabalhando juntamente com a Zeitz Foundation, uma organização local. Seu fundador, Jochen Zeitz, descreve a iniciativa de PITCHAfrica como "uma abordagem inovadora para lidar com um dos maiores problemas da África - o acesso à água potável -, ao passo que proporciona instalações esportivas para as comunidades."
O Campus Laikipia recebeu financiamento de diversas fontes, incluindo o famoso jogador de futebol, Samuel Eto’o. O estádio do campus será oficialmente chamado de Samuel Eto'o Laikipia Unity Football Academy, School and Environmental Education Centre.