O arquiteto Britânico, vencedor do Prêmio Pritzker, Sir James Stirling (22 de abril de 1926 - 25 de junho de 1992) cresceu em Liverpool, uma das cidades industriais mais importantes do Reino Unido, e começou sua carreira subvertendo as teorias e o formalismo do movimento moderno. Citando uma ampla gama de influências - de Colin Rowe a Le Corbusier - Stirling forjou uma série de opiniões sobre a arquitetura que se manifestam em suas obras. Com efeito, sua arquitetura, frequentemente descrita como "não-conformalista", contrariava os círculos convencionais.
Segundo Rowan Moore, Stirling também "projetou alguns dos edifícios menos funcionais da era moderna". Contudo, apesar das "acusações de incompetência" colocadas por Reyner Banham, Stirling também produziu alguns dos edifícios mais inovadores e interessantes. Por inegável mérito, o prêmio máximo do RIBA foi rebatizado com seu nome em 1996.
O Florey Building foi o terceiro e último edifício da Trilogia Vermelha, que compreende também o edifício da Leicester Engineering Faculty e o edifício Cambridge History Faculty. Seus projetos apresentam um estilo arquitetônico imbuído de uma revisão radical do modernismo.
Seu projeto de 1984 para a
Poucos dias após receber da Rainha o título de Cavalheiro, Stirling foi hospitalizado, vindo a falecer no dia 25 de junho de 1992, aos 66 anos. Nos últimos anos, seu trabalho tem sido frequentemente revisitado e reavaliado, resultando em inúmeras publicações e exposições, com destaque para a exibição de 2012 James Stirling: Notes from the Archive, no Canadá.
Veja, a seguir, algumas obras de Stirling publicadas em nossa página.
London Calling: The Man Behind the Stirling Prize
London Calling: British Modernism's Watershed Moment - The Churchill College Competition