"Marianne Peretti é uma artista de excepcional talento. Os vitrais maravilhosos que criou para a Catedral de Brasília são comparáveis, pelo seu valor e esforço físico, às monumentais obras da Renascença. Sua preocupação invariável é inventar coisas novas, influir com seu trabalho no campo das artes plásticas." Oscar Niemeyer.
Única mulher a fazer parte da equipe de Niemeyer em Brasília, a artista plástica franco-brasileira Marianne Peretti deixou sua marca na capital federal. Autora dos vitrais de algumas das obras mais emblemáticas do modernismo brasileiro, como o Congresso, Palácio do Jaburu, Memorial JK e Teatro Nacional, Peretti tem em sua obra uma combinação de grandeza, leveza e transparência – aspectos vistos também na própria arquitetura de Oscar em Brasília.
Aos 87 anos, Marianne se orgulha de ter trabalhado na parceira de arquitetos e artistas que ajudaram a criar a imagem de um Brasil moderno, como Athos Bulcão, Roberto Burle Marx, Lucio Costa e, é claro, Oscar Niemeyer.
Entre suas obras de maior destaque está o vitral da Catedral de Brasília, trabalho para o qual Lucio Costa tece elogios em uma carta de 1993: "Tive afinal o prazer, depois de tanto tempo, de conhecer pessoalmente a artista que soube tão bem “dar à luz” o interior da Catedral de Brasília, problema difícil que somente uma alma como a sua e um saber como o seu seriam capazes de resolver. Em nome da cidade, o inventor dela agradece a você.”
Saiba mais sobre a vida e obra de Marianne Peretti nessa matéria publicada pelo jornal G1.