O Royal Architectural Institute of Canada (RAIC) selecionou dois projetos como vencedores do prêmio Inovação da Arquitetura 2015 pelo uso de madeira e aço como materiais construtivos: o Wood Innovation Design Center de Michael Green Architecture foi considerado um exemplo de edifício em altura feito de madeira, ao passo que o projeto One Fold de Patkau Architects ilustra o potencial estrutural de painéis de aço dobrados. Saiba mais sobre os dois projetos, a seguir.
O júri chamou os projetos de "extraordinários exemplos de verdadeira inovação... inovação que é significativa, reproduzível e aplicável à profissão."
Wood Innovation Design Center (WIDC) / Michael Green Architecture
O WIDC é o primeiro edifício em altura feito de madeira no Canadá. A edificação de oito pavimentos atinge 29,5 metros de altura e é o projeto contemporâneo de madeira mais alto da América do Norte.
"O escritório argumenta que o edifício feito com madeira de reflorestamento é uma alternativa rapidamente renovável, de baixo consumo energético e com uma pegada de carbono reduzida em comparação a outros materiais e técnicas construtivas."
One Fold / Patkau Architects
Um experimento que buscava ampliar os limites da resistência do material, a estrutura em casca autoportante de One Fold é leve, durável, desmontável e reciclável, transportável e pré-fabricável.
"Esta é uma estrutura eficiente de pegada ecológica mínima", disseram os arquitetos. "Mais que isso, ela mostra uma atenção especial ao material, encontrando beleza na estrutura e estrutura na beleza."
Via RAIC