O consórcio entre os escritórios ASD, Rogers Partners Architects+Urban Designers e Ken Smith Landscape Architect foi selecionado como vencedor do segundo concurso para o redesenho do Píer St. Petersburg. Escolhido após a cidade de Tampa deixar de implementar a proposta de Michael Maltzen Architecture devido à forte oposição do público, a nova proposta vencedora, intitulada "Pier Park", assume uma abordagem mais modesta e acessível, focando mais na experiência das pessoas que na intervenção arquitetônica em si.
Saiba mais sobre a proposta de US$ 46 milhões, a seguir.
O conceito se baseia em uma série de espaços para "sombrear e cobrir" que devem ser adaptados ao longo dos anos para várias atividades que maximizarão o uso do lugar. O programa incluirá um centro de recepção, um grande gramado para receber concertos para até 4 mil pessoas, um centro educacional e diversos jardins menores, além de uma rede de docas flutuantes que facilitarão a transição do píer para a água.
"Este é o lugar onde você pode ir se tiver 50 centavos ou 50 dólares", disse o paisagista Ken Smith sobre a vocação do píer como lugar para todos.
Integrando as tubulações e shafts do edifício original, a nova proposta busca transformar a pirâmide invertida do píer em um edifício de quatro pavimentos com cobertura têxtil que oferece saguões e espaços de eventos em cada um de seus níveis.
Embora o Pier Park tenha sido escolhido pelo comitê de seleção com base em diversas qualidades, como cronograma, orçamento e opinião pública, o destino do projeto depende da aprovação do Conselho Municipal.
Via tampabay.com