O Dubai Design District (d3) contratou o escritório Foster + Partners para projetar a segunda fase de seu masterplan. Ocupando mais de 100 mil metros quadrados, o novo empreendimento será uma "Comunidade Criativa" que servirá como um "próspero epicentro cultural" e uma "incubadora" para artistas e designers emergentes.
"Esta é uma empolgante iniciativa que apoia jovens criativos e permite o florescimento do cenário cultural e do design em Dubai", disse Gerard Evenden, chefe de projeto no Foster + Partners.
"Abordando as necessidades do cliente, nosso primeiro passo foi explorar o equilíbrio das atividades em um hub bem sucedido, jovem e criativo, e compreender as aspirações dos diferentes usuários. Analisamos o modo como os espaços estavam sendo usados e então reunimos uma variedade de funções para fomentar a colaboração entre as disciplinas. Isso, combinado com os módulos flexíveis, ajudará a criar uma comunidades próspera e autossuficiente."
A proposta de Foster, selecionada através de um concurso do qual participaram diversos arquitetos de destaque, inclui espaços flexíveis para escritórios, instalações comuns de coworking, áreas de exposição e vários espaços de uso exclusivo de pedestres distribuídos em uma vibrante paisagem. Espera-se que os novos equipamentos sejam utilizados durante todo o ano, atraindo visitantes de todas as partes do mundo.
Essa etapa do Dubai Design District tem conclusão prevista para 2017.