Ontem foram anunciados os vencedores das 6 categorias do Designs of the Year Awards, prêmio otorgado pelo Design Museum, em Londres. O Centro de Inovação Anacleto Angelini, do aclamado escritório Elemental foi o projeto premiado na categoria Arquitetura, cujos 15 finalistas apresentamos no mês de fevereiro.
O arquiteto Alejandro Aravena, diretor do Elemental, comentou no jornal chileno La Tercera: "Já nos sentíamos premiados por ser finalistas, nunca pensamos que seríamos os vencedores. Além disso, a notícia foi divulgada durante o evento da entrega do Prêmio Pritzker para Frei Otto, onde todos os grandes expoentes da arquitetura mundial estavam presente, e nos sentimos realmente muito lisonjeados pelo reconhecimento de todos."
Neste vídeo exclusivo para ArchDaily, Alejandro Aravena explica os conceitos que deram origem à forma do projeto e descreve o processo de concepção do edifício recentemente premiado.
Esta é a oitava edição do Designs of the Year Award, que premia as melhores criações nas categorias de vestuário, transportes, produtos, design, digital e arquitetura. Os vencedores foram escolhidos por um júri presidido pelo artista Anish Kapoor, juntamente com a arquiteta Farshid Moussavi, a editora de moda Hilary Alexander, Alexis Georgacopoulos diretor da ECAL e o diretor de design da Land Rover Richard Woolley.
Na próxima fase da competição que se realizará em junho, o projeto do Elemental competirá com os vencedores das outras cinco categorias, entre os quais se destacam projetos como o automóvel sem motorista da Google e uma coleção de banquinhos de baixo custo do escritório mexicano La Metropolitana.
En la próxima fase del concurso a realizarse en junio, la obra de Elemental competirá con los ganadores de las otras 5 categorías, entre las que destacan diseños como el automóvil sin conductor de Google y una colección de taburetes de bajo costo del estudio mexicano La Metropolitana.