O Centre Georges Pompidou, uma das instituições artísticas de maior prestígio no mundo, adquiriu uma série de maquetes, plantas, publicações, fotografias e croquis de autoria do arquiteto colombiano Giancarlo Mazzanti. O processo de curadoria e seleção das obras durou nove meses e foi liderado pela historiadora e Chefe do Departamento de Arquitetura e Novas Aquisições do centro, Valentina Moimas.
Moimas compilou e selecionou materiais de diferentes etapas de desenvolvimento de sete projetos liderados por Giancarlo Mazzanti / El Equipo Mazzanti: desde o premiado Parque Biblioteca España em Medellín (2006-2007) até a proposta ainda não construída para o Parque Educativo Marinilla (2013), todos localizados na Colômbia.
Veja, a seguir, os projetos escolhidos e uma prévia do material selecionado.
Dos sete projetos adquiridos pelo Centre Pompidou, quatro correspondem a obras construídas: além do Parque Biblioteca España estão o Jardim da Infância Timayui em Santa Marta (2009-2011), o Bosque de la Esperanza em Cazucá (2010-2011) e as Arenas para os Jogos Sulamericanos 2010 em Medellín.
Além disso, outros três projetos não construídos integram a lista oficial: o Novo Velódromo de Medellín, a exposição We Play, They Play (ambos de 2012) e o Parque Educativo Marinilla (2013).
Entre os principais materiais utilizados, o papelão, o papel e a resina dominam grande parte do trabalho que será exibido, abarcando desde croquis de 14 x 9 centímetros até maquetes de 20 x 72 x 100 centímetros. O material não será exibido ao público em uma exposição específica, mas integrará exposições futuras de diferentes temas promovidas pelo Centre Pompidou.