O American Institute of Architects anunciou recentemente os vencedores da Atlanta Bridgescape Competition. O concurso buscava proposta de intervenções criativas para duas travessias existentes nos distritos centrais (Midtown e Downtown) da cidade, com um orçamento definido em US$ 3 milhões para cada ponte. Os dois vencedores foram selecionados dentre cinco finalistas por um júri composto por arquitetos, paisagistas e planejadores urbanos.
Veja as duas propostas vencedoras e os projetos escolhidos pelo público, a seguir.
“(SIN)UOSITY” - Midtown’s 10th Street Bridge: por Max Neiswander e Luke Kvasnicka de Atlanta, GA
A proposta consiste em envolver a estrutura da ponte com uma série de nervuras metálicas onduladas, dando-lhe uma forma escultórica e deixando a estrutura original intacta. As curvas das nervuras se dobram, criando uma cobertura de cada lado do caminho peatonal.
“Organic Canopy” - Downtown’s Courtland/McGill Bridge: por Roger DeWeese, AIA, e Peachtree Architects de Atlanta, GA
A ponte é reimaginada como uma cobertura orgânica construída com uma estrutura metálica e têxtil. As porções mais baixas da estrutura criam um túnel de passagem, ao passo que o topo proporciona sombreamento para os pedestres.
Mais de 3 mil pessoas votaram para escolher os vencedores do Prêmio Escolha do Público. As duas propostas selecionadas foram a Green City Spector para a 10th Street Bridge em Midtown, por KAMJZ Architects com a Arup, e a proposta Organic Canopy, premiada também pelo júri.