O escritório sueco Full Scale Studio, ligado à KTH School of Architecture, projetou e construiu seu primeiro projeto até o momento - um novo espaço de estúdio chamado "Friggatto". Com seu nome e forma derivados da mistura de duas tipologias construtivas da Suécia, a Friggatto é uma casa deslizante que explora a combinação dessas tipologias para produzir um volume maior e mais acessível.
A Friggatto funde duas tipologias habitacionais de baixo custo - a Friggebod e a Attefallshus - em uma edificação em duas partes que, quando conectadas, resultam em um espaço de 40 metros quadrados. A maior porção, chamada "Atto", consiste em um estúdio aberto de 25 metros quadrados construído a partir de materiais reciclados e acessíveis.
Complementando o Atto há o "Frigg", um "veículo" móvel de 15 metros quadrados construído sobre rodas. Esta porção também utiliza materiais reciclados visando minimizar os custos. Para permitir o movimento, as rodas desse volume se encaixam sobre trilhos, fazendo com que toda esta parte possa ser facilmente movida por uma ou duas pessoas.
O sistema construtivo flexível desafia a legislação sueca: por ser móvel, o projeto pode ser qualificado como um "veículo" por até seis meses, após isso ele deve ser movido ou passará a ser considerado uma "casa". Se os dois volumes permanecerem desconectados, com um vazio grande o bastante para permitir a manutenção, não é necessária uma licença de construção e a prefeitura não cobra nenhuma taxa.
Por reaproveitar muitos materiais e contornar a legislação, o custo total da obra foi de 4.000€ - cerca de um terço do valor comum para habitações de baixo custo na Suécia.
Para mais informações sobre o Full Scale Studio e o Friggatto, clique aqui.