A Cidade das Artes e Ciências de Santiago Calatrava aparece como protagonista de Tomorrowland, novo filme da Disney. Localizada no leito do Rio Turia em Valência, Espanha, o projeto compreende um cinema (L'Hemisfèric), um passeio peatonal e um jardim de esculturas (L'Umbracle), o Museu de Ciência Príncipe Felipe, o maior aquário da Europa (L'Oceanográfico) e o renovado Palau de les Arts Reina Sofia. O complexo foi construído em etapas entre julho de 1996 e outubro de 2005. Único e surpreendentemente futurista, o icônico conjunto de edifícios chamou a atenção do produtor de Tomorrowland,Jeffrey Chernov, que falou efusivamente sobre o projeto na conferência de imprensa do filme.
"A arquitetura de Calatrava é simplesmente fenomenal, inventiva e emocionante. É muito 'esquelética', como se olhássemos para a vértebra de um dinossauro ou peixe pré-histórico", comentou Chernov. "Você caminha para um lugar de onde nunca vai querer sair. Esse é o clima que queríamos para Tomorrowland."
A estrela de Tomorrowland, George Clooney, também elogiou a obra de Calatrava e a profissão da arquitetura, dizendo: "A imaginação dos arquitetos representa uma versão otimista da vida. 'Quero construir isso', e alguém via lá e constrói. É incrível."
O filme mostra a jornada de seus personagens principais a "Tomorrowland", onde eles tentam desvendar os mistérios de "um ponto enigmático no tempo e espaço." A estreia americana do filme aconteceu no último dia 22, já a estreia mundial está marcada para o dia 6 de junho. Assista ao trailer acima e veja a obra de Santiago Calatrava como cenário de Tomorrowland.