A organização alemã Emporis, que reúne informações sobre edifícios de todo o mundo, divulgou esta semana seu ranking das 100 cidades com os skylines mais impactantes. Na classificação deste ano, São Paulo figura em nono lugar como única cidade latino-americana entre as dez paisagens urbanas de maior impacto visual.
A lista é realizada de acordo com estatísticas do banco de dados da organização e reflete apenas os edifícios em altura concluídos, excluindo torres de TV, antenas, pontes e outras estruturas.
Entre os dez primeiros colocados, Hong Kong e Nova Iorque aparecem, respectivamente, na primeira e segunda colocação, sendo seguidas por Singapura e Moscou. Da América Latina, a Cidade do Panamá é a segunda colocada (18° lugar) e o Rio de Janeiro ocupa a terceira posição (25° lugar), seguido por Buenos Aires (28°), Recife (30°)e Cidade do México (51°).
A maior cidade brasileira ficou à frente de metrópoles famosas por suas paisagens urbanas, como Tóquio (11° lugar) Londres (44°) e Paris (66°).
Veja, a seguir, a lista das dez primeiras colocadas segundo a Emporis:
1° Hong Kong
2° Nova Iorque
3° Singapura
4° Moscou
5° Seul
6° Dubai
7° Chicago
8° Xangai
9° São Paulo
10° Bangkok
Para conhecer a lista completa dos 100 skylines mais impactantes do mundo, acesse a página da Emporis.