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Arquitetos: dekleva gregorič architects; dekleva gregorič architects
- Área: 20185 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Miran Kambič
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como estabelecer uma clara identidade espacial, material e social de um bairro? Esta questão foi o princípio básico abordado ao desenvolver o projeto das habitações e seus arredores, buscando conectar os futuros moradores ao seu meio ambiente.
O conceito de extrusão 3D é resultante da crítica ao plano diretor existente, com volumes genéricos em termos de tamanho, alturas e posições arbitrárias. Este conceito de sub-estruturação do volume também se reflete na expressão material: o envelope inicial é definido com a camada de tijolos e os as varandas, com os recortes.
A escolha de tijolos como um material preliminar partiu da memória da fábrica de tijolos que existia no local. Além disso, os tijolos proporcionam uma micro-estruturação adicional da superfície da fachada. O uso deste material permite uma identidade única e significativa para a comunidade no futuro.
Uma abordagem sistemática clara para a organização de 185 habitações foi desenvolvida através de uma matriz de 17 diferentes tipos de plantas diferentes em em tamanho e layout interno, para atender às diferentes necessidades dos futuros moradores. A posição da estrutura, as instalações e a organização interna dos apartamentos, com os serviços em uma faixa na parte de trás, permite a flexibilidade interna. Os diversos layouts permitem espaços separados ou apartamentos em torno de um grande espaço aberto. Este sistema também permite a união de unidades menores ou maiores antes, durante e após a construção.
As circulações são naturalmente iluminadas pelos dois lados, tornando-se também um espaço para encontros. A interação social é aumentada através de um espaço comum acima da entrada de cada edifício. Nestes espaços também podem ser realizadas festas, jogos ou quaisquer outras atividades.
Os vidros dos espaços comuns foram adornados com poesias eslovenas. Cada espaço comunitário e cada bloco residencial foi enriquecido com a obra de algum poeta local. Esta atualização contextual e semântica da arquitetura permite a identificação adicional dos moradores com o seu espaço e ao mesmo tempo enriquece sua consciência cultural. "Moramos no Tone Pavček, ao lado do Prešeren".