Projeto "Public Space Invaders": o problema da publicidade no espaço público

Diversas cidades ao redor do mundo, como por exemplo Paris, já criaram leis para restringir as propagandas publicitárias no espaço público como uma estratégia de evitar a poluição visual. Há outras, por outro lado, em que os painéis publicitários são vistos estritamente como uma forma de gerar lucro, lugares onde, quase sem restrição, as ruas se vêem invadidas por telas, cartazes, etc.

Public Space Invaders é uma campanha que busca chamar a atenção sobre o impacto dos suportes publicitários no espaço público.

Saiba mais a seguir.

A campanha pretende gerar uma percepção crítica da rua e dos espaços públicos da cidade, buscando gerar dinâmicas de apropriação desses espaços.

Public Space invaders é um jogo e também uma rede p2p. O que seus idealizadores fazem é utilizar os suportes publicitários instalados nas ruas como interface física de uma rede de compartilhamento de arquivos digitais.

"Além disso, nossa ação converte esses elementos, que a princípio só tem um propósito comercial, em um objeto com o qual se pode brincar."

"Consideramos os suportes publicitários uma forma de poluição visual e deterioração da paisagem urbana e do espaço público. Com nossa ação, respondemos a essa agressão, respondemos a uma mensagem que nos é imposta. Detenha a invasão. Defenda o espaço público", dizem os criadores da campanha em sua página.

Via Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Cita: Assael, Daniela. "Projeto "Public Space Invaders": o problema da publicidade no espaço público" [Proyecto Public Space Invaders: una llamada de atención a la publicidad en el espacio público] 04 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767826/projeto-public-space-invaders-o-problema-da-publicidade-no-espaco-publico> ISSN 0719-8906

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