O escritório X-Architects foi anunciado como vencedor do concurso para o novo masterplan de Meca. Segundo o designMENA, o escritório dos Emirados Árabes Unidos propôs uma série de percursos peatonais seguros e racionais para "aumentar o movimento durante o 'Nafrah', o ritual de se deslocar de Mina para Haram e vice-versa" durante o Hajj. O plano também inclui um empreendimento de uso misto adjacente a Hima Al Masheir (os territórios para a realização dos rituais sagrados) que oferecerá serviços e equipamentos para aqueles que fazem a peregrinação.
"O terreno acidentado do vale Mina, a falta de espaço e as rígidas regras (religiosas) que impedem a construção de estruturas permanentes dentro do Hima Al Masheir tornam difícil oferecer os serviços e equipamentos necessários aos peregrinos durante sua permanência em Mina", explicam os arquitetos.
"Propusemos uma rede de caminhos peatonais em diferentes níveis para aumentar o movimento durante o 'Nafrah'... O projeto permite uma transição mais suave da praça Al Jamarat para a ponte de pedestres existente e o futuro túnel. As vias do entorno também foram transformadas em pontes ou túneis para fortalecer o tecido peatonal. Isso resolverá o atual problema de acidentes envolvendo pessoas e veículos... O resultado é uma transição suave entre diferentes escalas."
Em breve divulgaremos mais imagens do masterplan de 821 mil metros quadrados.
Via designMENA