Com 94% de sua obra concluída, o Museu do Amanhã, projeto do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, está muito próximo de ser inaugurado. Localizado no Rio de Janeiro, mais precisamente na renovada Praça Mauá, prolongando-se em direção ao mar na Baía de Guanabara, o projeto abrirá suas portas na segunda quinzena de setembro, segundo informações da prefeitura.
O projeto está em fase de finalização e conta com os esforços de 750 operários para garantir a conclusão no prazo anunciado pelas autoridades. Quinze mil metros quadrados de área construída sob uma envoltória inspirada, segundo o arquiteto, em uma flor de bromélia, a área total da obra atinge quase 30 mil m² se forem considerados os jardins e espelhos d’água.
Boa parte do projeto já está completamente finalizada, como é o caso das áreas administrativas, do auditório para 400 espectadores e do subsolo, onde estão instalados os sistemas de climatização do museu e de filtragem da água da Baía de Guanabara.
Cinco perguntas definem a narrativa que envolve os visitantes nos espaços do segundo pavimento do museu: De onde viemos?; Quem somos?; Onde estamos; Para onde vamos?; e Como queremos ir?. Essas questões, de ordem existencial, são acompanhadas por exposições permanentes e obras interativas.
Além destas, exposições temporárias também fazem parte da programação do equipamento. Marcada para 2016, a primeira delas homenageia Santos Dumont e, também programada para o próximo ano, haverá uma instalação sobre a demolição da Perimetral, com imagens de Vik Miniz e Andrucha Waddington.
O Museu do Amanhã é um dos equipamentos mais importantes da área cultural do projeto Porto Maravilha, plano que pretende reestruturar o centro do Rio de Janeiro através de uma série de grandes obras – como, por exemplo, a construção de 4,8 quilômetros de túneis, 17 quilômetros de ciclovias, 700 quilômetros de infraestrutura urbana e a demolição do Elevado da Perimetral – para um público que, não por acaso, não é aquele que hoje habita e utiliza o centro da capital.
Referência: O Globo