- Área: 952 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Frederik Buyckx
Descrição enviada pela equipe de projeto. De Hoge Rielen é um lugar para educação cívica e ecológica em uma floresta de 300 hectares em uma antiga base militar. A forma circular do Hostel Wadi engloba parte da floresta de pinus, mantida como uma lembrança de uma paisagem artificial que está desaparecendo e se transformando em uma vegetação de folhas mais largas. Um jardim de inverno circular com vistas para a floresta de pinus age como espaço de apropriação e continuidade entre o interior e o exterior, entre o coletivo e o individual. A arquitetura explora as relações e o espaço compartilhado: o aproveitamento das vistas ocorre em um terreno coletivo.
Por trás de cada projeto existe uma interpretação específica e conceituação do território. O Master Plan distingue e combina três paisagens fundamentais: a paisagem natural, a paisagem militar e a paisagem educacional. Completamente feito em madeira, um desenvolvimento contínuo e sequencial de ambientes cria um espaço central interno compreendendo a natureza circunscrita.
O edifício pode ser interpretado como de influência tardia dos movimentos reformistas europeus do século XIX e início do século XX: altamente ideológicos e resplandecente com noções de comunidade e coletividade. No entanto, a intocada floresta de pinus interna é ambivalente. O espaço reflete o desejo de uma experiência de grupo (Como viver junto por Roland Barthes) simultaneamente fazendo alusão à impossibilidade de reproduzir estas qualidades em nossa sociedade culturalmente diversa, ao mesmo tempo que sugere uma apropriação informal.
O terreno era um depósito de munições militares da Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial. A paisagem contém abrigos, aterros e bunkers em uma floresta plantada para fornecer madeira à indústria metalúrgica do entorno. Depois da Guerra, os 300 hectares do terreno foram transformados em um centro educacional para jovens além de uma área para acampamento.
A estrutura deste pavimento térreo é feita basicamente de madeira e foi concebida de acordo com as características funcionais desejadas: uma sequência de ambientes contínuos e sequenciais, em torno do círculo e uma fachada exterior. Placas de concreto permeáveis são utilizadas para suavizar a transição entre a dureza do concreto exterior e o aconchego das superfícies internas, em madeira. O pinheiro larício europeu (Larix decidua) foi escolhido para o madeiramento das fachadas externas. Este tipo de madeira em particular resiste bem nos exteriores além de ganhar tons acinzentados com o tempo, produzindo tonalidades que harmonizam com os troncos naturais das árvores de pinus.
Todos os elementos contribuem para a sustentabilidade e eficiência geral do conjunto. O jardim de inverno acumula calor no inverno. As cobertura estendida cria beirais para os espaços comuns. A cobertura verde ajuda a manter o calor no inverno e permite que os ambientes fiquem frescos também no verão. A inclinação da cobertura está para o lado de dentro do círculo, em direção ao jardim de inverno, como um antigo impluvium clássico.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 23 Junho, 2015