Vestígios de ocupação humana, formas esculpidas na paisagem, objetos em desuso e uma atmosfera que parece congelada no tempo - mórbidas ou sublimes, construções e ocupações abandonadas são objeto de fascinação e curiosidade de arquitetos e do público geral. Como mostram as fotografias da cidade abandonada na Ilha de Gouqi, China, feitas pela fotógrafa Jane Qing, há um raro tipo de beleza encontrado naquilo que foi deixado para trás.
Veja mais fotografias, a seguir.
A Ilha Gouqi faz parte das Ilhas Shengsi, um grupo de quase 400 ilhas que compreendem o Arquipélago Zhousan, localizado fora da baía de Hangzhou.
Embora Zhousan tenha se baseado em sua indústria pesqueira no passado, o crescimento das indústrias secundária e terciária, como a construção de embarcações, a indústria da iluminação, o turismo e outros serviços, ocasionou o abandono das vilas pesqueiras. A Ilha Gouqi abriga algumas das vilas mais bem preservadas do Arquipélago e, apesar da economia diversificada, as Ilhas Shengsi continuam sendo um importante centro pesqueiro, atraindo mais de 100 mil pescadores todos os invernos.