O Serpentine Gallery Pavilion de 2015 foi oficialmente inaugurado hoje em Londres, exibindo, pela primeira vez, uma estrutura colorida e lúdica projetada pelo escritório espanhol SelgasCano. Com uma estrutura metálica mínima envolvida por painéis e fitas de ETFE coloridas, o projeto é composto por "corredores secretos" que dão acesso ao espaço interno principal inspirado na caótica rede de metrô de Londres.
Conhecido por seu trabalho com materiais sintéticos, a escolha de SelgasCano pelo ETFE colorido proporciona à estrutura "movimento e leveza", já que o plástico é capaz de se torcer um pouco para se adequar aos elementos metálicos. Desenvolvido conjunto com engenheiros da Aecom e David Glover, o plástico ETFE utilizado foi impresso em 19 cores para garantir a variedade de tons buscada pelos arquitetos.
Inaugurado em 2000 com uma estrutura de Zaha Hadid, no 15° aniversário do Serpentine Pavilion os arquitetos José Selgas e Lucía Cano explicaram que, embora o projeto não se pareça com nada realizado antes no local, o novo pavilhão é, todavia, "um tributo a todos os outros e uma homenagem a todas as histórias contadas por aqueles projetos."
O pavilhão abrirá oficialmente ao público no dia 25 de junho, permanecendo aberto até 18 de outubro, e receberá eventos ao vivo todas as sextas-feiras à tarde como parte da série "Serpentine's Park Nights".
Para mais informações sobre o programa, acesse a página do Serpentine Gallery.