Exibido na Bienal de Design de Boston em 2013, o projeto Helix, do estúdio Matter Design, consiste em uma escada espiral de concreto. Destaca-se seu tamanho - a escada foi construída com a metade do tamanho para responder a questões práticas, como o peso e acesso ao local da mostra - e, sobretudo, os detalhes de seus encaixes. Enquanto os degraus da maior parte das escadas espirais se apoiam tanto no perímetro quanto em uma coluna central, Helix transfere as cargas através dos degraus abaixo até sua base, que, em vez de descarregar o peso no piso, está suspensa por um tirante que a conecta ao teto.
O sistema estrutural incomum foi inspirado no material em questão: como o concreto sem reforço de aço apresenta baixa resistência à tração, ele não é adequado a sistemas em balanço como os empregados em muitas escadas espirais, o que levou ao desenvolvimento de um sistema empilhado. Cada degrau se encaixa em torno da barra roscada de aço central e é fixado pelo degrau acima através de elementos de travamento que impedem seu deslizamento. A barra central, por sua vez, conecta toda a estrutura ao teto, mantendo a escada estável.
O projeto foi inspirado numa tentativa de releitura contemporânea da arquitetura em pedra, segundo os fundadores do Matter Design, Brandon Clifford e Wes McGee.
Fazer os degraus em concreto e, ao mesmo tempo, manter a precisão necessária para os elementos de travamento não foi tarefa fácil. Desenvolvido em colaboração com Matthew Johnson, a solução adotada exigiu a criação de moldes de borracha feitos sob medida a partir de uma matriz de madeira.
Projeto: Brandon Clifford & Wes McGee (Matter Design)
Estrutural: Matthew Johnson (Simpson Gumpertz & Heger)
Equipe de projeto: Aaron Willette, Austin Smith, Christopher Miller, Daniel Clark, Edrie Ortega, Elizabeth Galvez, Enas AlKuhdairy, Johanna Lobdell, Justin Gallagher, Lina Kara’in, Luisel Zayas, Matthew Sherman, Patrick Little, Rebecca Priebe, Sixto Cordero
Apoio na fabricação: University of Michigan TCAUP FABLab and Simpson Gumpertz & Heger
Doação de materiais: Boston Sand and Gravel (Aggregate and Additives), Lehigh Northeast Cement Company (Type III Cement), and Headwaters Resources, Inc. (Fly Ash)