A organização Architecture Sans Frontières anunciou os vencedores do primeiro ASF International Awards, premiação que busca reconhecer "soluções eficientes desenvolvidas globalmente por arquitetos para os muitos desafios sociais, ambientais e econômicos enfrentados pelo ambiente construído."
De 68 propostas enviadas, três vencedores foram escolhidos: Espacios de Paz (Venezuela), por PICO Estudio & Movimiento Por la Paz y la Vida; La Passerelle in Saint-Denis (França), por ASF France; e Building Trust International, por seu trabalho na Ásia e África.
Saiba mais sobre os projetos selecionados, a seguir:
Prêmio de Produção Social do Habitat
Espacios de Paz (Espaços de Paz) / PICO Estudio & Movimiento Por la Paz y la Vida
Espacios de Paz é um exercício de projeto participativo na Venezuela durante o qual grupos de toda a América Latina trabalharam com as comunidades em bairros marcados pela violência, altas taxas de abandono e crime para transformar áreas degradadas em espaços públicos de paz. A iniciativa foi desenvolvida no decorrer dos últimos dois anos e recentemente os editores do ArchDaily en Español, Nicolás Valencia M. e José Tomás Franco, foram convidados a conhecer e documentar os projetos finais. Saiba mais aqui.
La Passarelle / Niclas Dunnebacke com Annelise Archen (do ASF France)
Desenvolvido por Niclas Dunnebacke e Annelise Archen do ASF France, La Passarelle consiste em melhorar habitações temporárias para imigrantes romenos em Saint-Denis, França. "Colaborando com alguns dos imigrantes, além de outros trabalhadores, um abrigo foi construído basicamente com materiais reciclados, como janelas velhas ou antigos painéis publicitários do Centre Pompidou. Um sistema de aquecimento alternativo e um jardim coletivo são os próximos passos do projeto", comentaram os arquitetos.
Prêmio de Prática Desafiadora
Building Trust International
Fundado em 2010, o Building Trust International busca "atender a emergência de todos os profissionais do ambiente construído se reunirem para abordar as evolução das necessidades do desenvolvimento global." O Building Trust se associa a grupos comunitários, governos locais e ONGs para "proporcionar soluções inovadoras para edifícios escolares, habitações acessíveis, equipamentos de saúde e projetos de conservação." Em 2012 o grupo organizou um concurso de projeto para casas resistentes a inundações no Camboja. Saiba mais sobre a organização e seus projetos aqui.
Para mais informações sobre os projetos premiados, acesse a página oficial do Architecture Sans Frontières.