O Habitar Portugal 12-14 se coloca como um olhar sobre a produção arquitetônica portuguesa do último triênio a partir de um ponto de vista que articula duas ideias fundamentais. A primeira decorre do momento que o país vive a que, presume-se, a produção arquitetônica não está alheia.
O tema proposto – “está a arquitetura sob resgate?” - estabelece um contexto para as obras e um enquadramento para poder vê-las e analisá-las. A organização acredita que este é o pano de fundo do espaço onde, ao longo deste tempo, acontecem as práticas arquitetônicas em Portugal cuja maior ou menor presença a exposição Habitar Portugal analisará.
O Habitar Portugal é uma seleção das obras de arquitetura que, a partir de vários programas, lugares, escalas ou condições, são consideradas exemplos de seu tempo e condição.
Esta é a quinta edição do Habitar Portugal, o que significa que esta iniciativa acumulou um acervo de cerca de 400 obras ao longo de 15 anos de existência que deve ser valorizado. Os registros desse acervo permitem estabelecer pontos de comparação com a situação atual, as potenciais transformações na prática projetual e construtiva afetadas pelas condições de austeridade e escassez provocadas pelo resgate da Troika.
Esta é a segunda ideia fundamental da exposição: trazer à luz um palimpsesto que resulta das obras que fizeram parte das quatro edições anteriores e assim encontrar os registros que o lastro que elas deixaram faz emergir em contraste ou continuidade com o momento que vivemos. Crise, resgate e palimpsesto são as marcas da condição atual, estão presentes no quotidiano e na paisagem do país onde hoje vivemos. Que impacto têm na arquitetura em Portugal?
A exposição Habitar Portugal constitui uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos iniciada em 2003. Sua abrangência, tanto geográfica, como do ponto de vista dos autores e obras representadas, constitui um importante referencial da qualidade da arquitetura produzida em Portugal.
Trata-se de uma iniciativa aberta a todos os arquitetos, através de um processo de candidatura, o que faz desta mostra uma iniciativa singular, que garante uma participação ampla por parte dos arquitetos, bem como faz da mesma um momento privilegiado para a revelação de alguns autores e obras.
Para mais informações sobre o Habitar Portugal 12-14, acesse a página oficial da exposição.