Amsterdã tem mais de 1.200 pontes sobre seus canais, algumas das quais construídas no século XVII, mas a cidade está prestes a receber mais uma, desta vez construída através da técnica da impressão 3D. A startup holandesa MX3D uniu esforços com Laarman Lab, Heijmans, Autodesk e vários outros apoiadores para criar uma complexa ponte peatonal de aço produzida com impressoras 3D.
Para construir a estrutura serão usados robôs industriais de seis eixos, cada qual equipado com um hardware de impressão 3D capaz de "imprimir metais, plásticos e materiais compostos em, virtualmente, qualquer forma." Pelo menos dois desses robôs serão usados, cada qual partindo de uma margem e encontrando-se no meio da ponte.
A ponte transpassará um dos canais mais famosos de Amsterdã, próximo ao centro da cidade, porém, a localização exata ainda não foi divulgada.
"Eu realmente acredito no futuro da produção digital e produção local, no 'novo artesanato'. Essa ponte mostrará como a impressão 3D finalmente entrou no mundo da grande escala, dos objetos funcionais e dos materiais sustentáveis, ao mesmo tempo que permite uma liberdade formal sem precedentes", comentou Joris Laarman, um dos responsáveis pelo projeto da ponte.
Saiba mais sobre a ponte no vídeo acima e no canal do MX3D no Youtube.