Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura

Guardar

Os Prêmios FAD 2105, um dos reconhecimentos mais importantes de arquitetura na Península Ibérica, anunciou ontem seus projetos vencedores. Na categoria arquitetura, o grande premiado foi arquiteto português Pedro Campos Costa com o projeto de reabilitação do Hotel Ozadi em Tavira. Entre as 458 obras inscritas na edição deste ano dos Prêmios, 37 foram selecionadas como finalistas, das quais 9 de Portugal.

O júri, presidido pelo arquiteto espanhol Victor López Cotelo, destacou a “inteligência e sensibilidade” com que a renovação do hotel de Tavira foi realizada, pontuando os valores da construção original. O júri comentou ainda que a intervenção encontra o seu ponto alto na reformulação do esquema de acesso e da construção de uma nova zona de piscina com cafetaria e vestuários.

© José Campos

“É um prêmio importante, que reconhece o meu trabalho e naturalmente estou contente por isso”, comentou Pedro Campos Costa ao Público. “É um hotel que está a funcionar desde os anos 60 e como tal exigiu muita atenção na forma como os elementos contemporâneos foram introduzidos.”

As estratégias para a reabilitação do Hotel Ozadi “seguem duas opções: a recuperação arqueológica de mimetização do que foi no passado e a contemporânea por confronto com realidades do presente. O objetivo foi o da busca pelo equilíbrio entre o existente e o contemporâneo”, comenta Costa sobre o processo de intervenção em uma obra existente.

© José Campos

A proposta de Campos divide o prêmio máximo na categoria Arquitetura com a Casa Castida de Begur em Girona, Espanha, projetada pelos arquitetos Elisabet Capdeferro e Ramon Bosch. Já na categoria Design de Interiores, o primeiro lugar foi concedido ao projeto da Biblioteca de São Paulo de Apelação, em Loures, Portugal.

© José Campos

Reveja, a seguir, o projeto do Hotel Ozadi de Pedro Campos Costa, arquiteto e curador da participação portuguesa – Homeland: News from Portugal – na Bienal de Veneza do ano passado.

Hotel Ozadi / Pedro Campos Costa

Referências: Público e Expresso

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura" 03 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 24 Mai 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/769633/pedro-campos-costa-vence-premio-fad-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.