47% da superfície total de Londres é ocupada por parques, segundo o Greater London National Park. Esta organização lançou uma campanha que há um ano luta para que a capital britânica seja a primeira cidade do mundo reconhecida como Parque Nacional.
As razões disso se sustentam em dados, como por exemplo os 3 mil parques, os 3,8 milhões de jardins privados, as 142 reservas naturais e as mais de 13 mil espécies de fauna silvestre dentro dos 1.572 quilômetros quadrados da cidade.
Usando essas cifras, a campanha iniciada pelo professor de geografia, Daniel Raven-Ellison, se tornou publicamente conhecida e atingiu tal nível de popularidade que recebeu apoio de parte da Assembleia de Londres.
Mais detalhes a seguir.
Os números de Londres
Há, atualmente, mais de 10 Parques Nacionais no Reino Unido, sendo a Inglaterra a líder nesse quesito, seguida por Gales e Escócia, segundo os dados da campanha.
Contudo, como 47% dos 1.572 quilômetros quadrados de Londres correspondem a parques e cerca de 60% são espaços abertos - bosques, parques e margens de rios - os idealizadores da iniciativa vêm na cidade as condições necessárias para declará-la a primeira cidade Parque Nacional do mundo.
Caso se obtenha o reconhecimento, poder-se-á melhorar o meio ambiente e garantir maior proteção às áreas verdes, melhorar a qualidade de vida e, inclusive, diminuir os gastos públicos com saúde, já que apenas em questões relativas à obesidade, são investidos mais de £900 milhões a cada ano.
O apoio das autoridades na campanha
A Assembleia de Londres é uma instituição formada por 25 membros que estão encarregados de supervisionar as atividades do prefeito, aprovar o orçamento da cidade e propor projetos que poderiam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Durante uma das sessões realizadas no início deste mês, os integrantes da Assembleia pediram, de forma unânime, que o prefeito apoie a iniciativa Greater London National Park, considerada pelos membros uma forma de melhorar as defesas da capital contra desastres naturais, segundo o ITV.
A conselheira Jenny Jones, do Partido Verde, acrescentou que "ao apoiar esta visão, podemos ajudar a impulsionar programas de farão desta uma cidade muito mais agradável e segura."
Os próximos planos da iniciativa envolvem uma consulta com os cidadãos, marcada para o próximo mês, e o lançamento da estratégia no verão.
No vídeo a seguir, os profissionais que apoiam a campanha explicam mais detalhadamente a iniciativa.
Via Plataforma Urbana.