A aclamada Whitworth Art Gallery em Manchester foi eleita pela Art Fund o Museu do Ano de 2015 no Reino Unido. O projeto foi saudado pelo júri como "uma das maiores realizações dos últimos anos", citando sua "transformação - arquitetônica, curatorial e enquanto destino turístico", como uma das razões de seu sucesso. O edifício, que foi bem recebido pelos críticos, foi restaurado e ampliado pelo MUMA (McInnes Usher McKnight) e reabriu ao público no início deste ano. Desde então a instituição tem batido recordes de número de visitantes, em parte devido ao apelo do edifício e em parte devido "à criatividade e originalidade de seus programas."
Stephen Deuchar, presidente do júri e diretor da Art Fund, disse:
"As galerias oferecem estímulos intelectuais, visuais e criativos da mais alta ordem, as coleções são apresentadas de forma inovadora, os programas de engajamento da comunidade são tanto originais como incomuns, e a experiência do visitante é excepcional em todo o museu."
O júri do 2015 Museum of the Year foi composto por: Stephen Deuchar; Michael Landy, artista; Alice Rawsthorn, crítica de design; Fiammetta Rocco, editora de artes e de livros do The Economist, e Axel Rüger, diretor do Van Gogh Museum em Amsterdã.
The Redevelopment Of The Whitworth / MUMA
Via The Guardian