A construção do Museu do Amanhã de Santiago Calatrava está encaminhada e em vias de ser concluída. Localizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, o museu tem cerca de 15mil metros quadrados de área construída que, juntamente com os jardins, áreas de lazer externas, ciclovias e um espelho d'água, totalizam 30.000m². O térreo do edifício incluirá uma loja, um auditório, salas para exposições temporárias, um restaurante, escritórios para a administração e espaços de pesquisa e atividades educacionais. O pavimento superior, conectado ao térreo através de rampas, contará com salas para exposições permanentes, um café e mirantes com vistas panorâmicas.
O projeto de Calatrava foi concebido para receber o selo LEED Platinum, aprovado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). Este é o resultado não apenas de várias grandes decisões, mas também da atenção aos pequenos detalhes que têm um grande impacto geral. O edifício será resfriado com a água da Baía de Guanabara e, no processo de resfriamento, esta será filtrada e devolvida limpa ao mar.
A construção do Museu do Amanhã é apenas uma parte do projeto Porto Maravilha: uma série de iniciativas de renovação urbana lideradas pela prefeitura do Rio de Janeiro e apoiadas pelos governos estadual e federal. No total - e além dos edifícios que estão sendo erguidos -, serão mais de cinco milhões de metros quadrados que receberão novos serviços urbanos, como coleta seletiva de lixo, iluminação pública e ciclovias.
O Museu do Amanhã tem conclusão prevista para a segunda metade deste ano.