A produção mundial de plástico aumentou 500% desde 1980, segundo uma pesquisa publicada na revista Science. Essa cifra traz consigo problemas que são cada vez mais presentes e preocupantes, como o fato de 90% da contaminação dos oceanos ser causada por esse material.
Além disso, se considerarmos que cada sacola plástica leva de 100 a 150 anos para se decompor, e que no caso das garrafas esse tempo pode passar a mil anos, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, se torna flagrante a necessidade de reduzir o consumo deste material e fazer melhor proveito do que já existe.
Neste sentido, a pesquisa da organização La Ciudad Verde, que se une à campanha #30DíasSinPlástico, realizada este mês, é uma oportunidade para que todos tomemos consciência da quantidade de plástico que consumimos e descartamos todos os dias sem lhe dar melhor uso.
Para que isso não ocorra em Roterdã, a prefeitura da cidade está avaliando a ideia de usar garrafas plásticas na pavimentação das ruas, evitando que esse material vá para o lixo.
Saiba mais sobre o projeto, a seguir.
Plastic Road é o nome do projeto que a empresa VolkerWessels apresentou à prefeitura de Roterdã; uma proposta que prevê a reutilização das garrafas plásticas na cidade.
Embora a iniciativa se encontre em etapa conceitual, de acordo com Rolf Mars, integrante da pesquisa, já se estima que utilizar plástico nas ruas permitirá reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), já que o asfalto é responsável pela emissão de 1,6 milhões de toneladas desse contaminante todo os anos.
A este benefício ambiental deve-se acrescentar que a cidade poderia reduzir gastos públicos, já que a construção desse tipo de rua é mais rápida, sendo realizada em indústrias e, então, transportada ao local de intalação. Além disso, o material não necessita de manutenção frequente, resiste melhor a altas temperaturas e tem vida útil de três anos.
Além dessas vantagens, a nova técnica exige que se deixe alguns espaços livres sob sua superfície, como se observa na imagem superior, o que facilita a instalação de encanamentos, cabos e outras infraestruturas de serviço público.
A iniciativa foi apresentada recentemente e, na ocasião, um integrante do escritório de engenharia do Conselho Municipal, Jaap Peters, disse: "temos uma atitude muito positiva em relação ao desenvolvimento de Plastic Road. Roterdã é uma cidade que está aberta à experimentação e à adoção de práticas inovadoras. Temos um laboratório disponível onde inovações como esta podem ser testadas."
Caso o projeto seja aprovado, a cidade se tornará a primeira no mundo a construir ruas de plástico. No entanto, Vancouver já implementou uma iniciativa semelhante em 2012, incorporando o plástico de sacolas e garrafas no asfalto.
Fontes: The Guardian, Independent, VolkerWessels e Ministerio del Medio Ambiente de Chile.
Via Plataforma Urbana.