Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Projeto de Zaha Hadid para o Estádio Nacional de Tóquio será cancelado

Guardar

Seguindo a notícia de 2012 de que Zaha Hadid vencera o concurso para projetar o Estádio Nacional de Tóquio, elemento central das Olimpíadas de Tóquio 2020 com capacidade para 80 mil pessoas, o Primeiro Ministro do Japão anunciou que os planos de construção serão cancelados. Citando os custos astronômicos como principal razão, Shinzo Abe declarou que o estádio, que deveria substituir o atual Estádio Nacional Kasumigaoka, não ficará pronto a tempo para a Copa do Mundo de Rugby em 2019, nem para os Jogos Olímpicos de 2020, como originalmente planejado.

"Estou ouvindo as vozes do povo já faz um mês, pensando sobre a possibilidade de uma revisão", comentou o Primeiro Ministro. "Decidimos voltar atrás, ao plano do estádio para as Paraolimpíadas de Tóquio, e recomeçar do zero."

Apesar das duras críticas, sobretudo dos Pritzkers Toyo Ito e Fumihiko Maki, foi anunciado mês passado que o governo japonês daria prosseguimento ao projeto, dizendo que qualquer grande modificação ocasionaria atrasos na construção. No entanto, o The Guardian informou que o governo tem sofrido grandes críticas, já que o custo estimado do Estádio Nacional passou para cerca de 252 bilhões de Ienes (US$ 2 bilhões). O orçamento estimado em 2014 era de 163 bilhões de ienes.

Perspectiva. Imagem © Zaha Hadid Architects

O Comitê Olímpico foi instruído a começar imediatamente um processo para escolher um novo plano.

Em resposta, o escritório Zaha Hadid Architects divulgou o seguinte documento:

"Nossas equipes no Japão e no Reino Unido têm trabalhado duro com o Conselho de Esportes Japonês para projetar um novo Estádio Nacional que estaria pronto para receber a Copa do Mundo de Rugby em 2019 e os Jogos de Tóquio em 2020, além de atender as necessidades de um novo lar para o esporte no Japão pelos próximos 50 ou 100 anos.

Está absolutamente certo que os benefícios e custos do novo Estádio Nacional devem ser comunicados e compreendidos de forma clara e precisa pelo público e pelas autoridades japonesas, e esperamos que este seja um dos objetivos da revisão anunciada pelo Primeiro Ministro.

Usamos nossa experiência em grandes projetos desportivos e culturais, incluindo o bem sucedido plano para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, para projetar um estádio que possa ser construído de forma econômica e ainda assim proporcione o Estádio Nacional flexível e sólido que o Conselho de Esportes Japonês exige.

Não é o caso de que o aumento nos custos recentemente divulgado se deva ao projeto, que utiliza materiais e técnicas comuns de acordo com a capacidade das construtoras japonesas e se enquadra no orçamento estabelecido pelo Conselho de Esportes Japonês. O verdadeiro desafio desse projeto tem sido concordar com um custo de construção aceitável tendo como cenário o acentuado aumento dos custos da construção civil em Tóquio e um prazo de conclusão fixo."

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Projeto de Zaha Hadid para o Estádio Nacional de Tóquio será cancelado" [Zaha Hadid's Designs for the Tokyo National Stadium to be Scrapped] 28 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 24 Fev 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/770900/projeto-de-zaha-hadid-para-o-estadio-nacional-de-toquio-sera-cancelado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.