- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o município de Lommel, Ateliereen projetou uma torre de observação de trinta metros de altura em colaboração com o estúdio belga de arquitetura MaMu Architects. O 'Lommelse Sahara' uma reserva natural muito popular que é utilizada principalmente para caminhadas e lazer, caracteriza-se por suas dunas de areia rodeadas por pinheiros.
A grande estrutura de aço é composta por triângulos, uma forma estrutural eficiente. Este princípio também assegura que a forma da torre seja diferente dependendo da perspectiva pela qual é vista, por exemplo, a partir de alguns pontos a estrutura parece estar torcida.
A área foi uma fonte de inspiração para o projeto da fachada da torre, no qual as linhas onduladas das dunas de areia são reconhecíveis. A estrutura triangular é envolvida por mais de 3,5 km de corda. A corda é bastante pesada, mas também é flexível, criando linhas que fazem referência às dunas. Ao subir as escadas, o visitante se vê entre as cordas e paisagem.
A torre possui três plataformas. A plataforma mais baixa se estende para a água e é acessível por uma rampa. Desde este nível pode-se subir pelas escadas até uma altura de quase trinta metros. Na metade do caminho há uma plataforma onde é possível desfrutar das vistas do entorno, assim como na plataforma no topo da torre. O guarda-corpo das escadas e as plataformas são revestidas com madeira.