Convidados para o curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura da Escola da Cidade, os arquitetos Luis Elgue e José Cubilla participaram de duas aulas do módulo Paraguai e apresentaram um panorama sobre a evolução da arquitetura paraguaia, além de projetos desenvolvidos pelos seus escritórios José Cubilla & Associados e Estudio Elgue.
Luis Elgue iniciou a aula com uma revisão da evolução da arquitetura no Paraguai até a contemporaneidade, comentado as origens, fundação e evolução na época de conquista até sua independência. O arquiteto prosseguiu apresentando obras de arquitetos como Carlos Antonio Lopez, Francisco Solano Lopez e Jenaru Pindu. Em seguida, José Cubilla apresentou uma série de imagens para ilustrar território, paisagem, cultura, costumes e materiais nativos, encerrando com alguns projetos de Solano Benítez, Javier Corvalan, Luis Elgue, entre outros.
Na segunda aula, José Cubilla e Luis Elgue apresentaram trabalhos realizados por seus estúdios no Paraguai. José Cubilla comentou projetos sociais, como o Experiencia Luque, realizado para crianças, onde foi montado um workshop para construir muros com materiais locais, e projetos residenciais, como a Casa del Pescador e Edifício San Francisco. Na segunda parte da aula, o arquiteto Luis Elgue também pode comentar projetos sociais, como a Orquestra de Instrumentos H2O, desenvolvido em conjunto com um grupo de músicos, para recuperar crianças e famílias das ruas através da música, e projetos que reutilizam materiais buscando menor impacto ambiental, como é o caso de Vivienda Taller Boceto.
José Cubilla nasceu em Assunção, graduou-se na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Arte (1988-1994), é pós graduado em Arquitectura Contemporanea / UCA (1995), Experimentacion Proyectual / Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad del Nordeste-Argentina (2011).
Luis Elgue nasceu no Paraguai, formou-se em arquitetura pela Universidad Nacional de Asunción (1987), pós graduou-se em Arquitectura Social y su aplicación en el campo del Diseño Arquitectónico / Fundación “Rafael Leoz” – Madri (1990) e em dialética para arquitetos com “Enfoque interdisciplinar sobre el Proyecto de Arquitectura y su enseñanza”/ Universidad Nacional de Asunción (2006).
Via Escola da Cidade