Os antigos índios Hohokam, que habitavam a região do norte do Arizona no ano 300 d.C., foram uma das primeiras culturas a depender dos canais de irrigação. A engenharia ambiental das comunidades melhorou o acesso à água do rio e ajudou a melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Partindo dessa ideia e inspirada nos canais naturais do Arizona, a obra GOLDEN WATERS, da artista peruana Grimanesa Amorós, é uma instalação de grande escala que se baseia na luz. O projeto foi construído ao pé da Ponte Soleri, localizada entre as ruas Scottsdale e Camelback.
Saiba mais detalhes do projeto, a seguir.
Inspirada no canal do Arizona e refletindo a elegância natural dessa extensão de água, de aproximadamente 1,6km, que atravessa Scottsdale, Golden Waters foi construída sobre uma sólida estrutura unida à ponte, projetada pelo artista, arquiteto e filósofo Paolo Soleri.
A escultura de luz flutuante se estende paralelamente ao canal vinte e três metros a oeste da ponte. O sistema de tubos LED de Golden Waters parece emergir, celebrando a união da luz e da água.
"As linhas verticais e horizontais da estrutura buscam expressar a metáfora de que o equilíbrio dinâmico entre as forças urbanas e naturais pode ser experimentado simultaneamente", comentou Grimanesa.
"Os espectadores serão atraídos para a obra e verão o impacto que esta tem em sua perspectiva da natureza e da paisagem", acrescentou a artista.
Golden Waters pode ser visitada até o dia 30 de setembro deste ano.
Iluminação: Grimanesa Amorós Estudio
Localização: Soleri Puente Scottsdale Waterfront, Canal Proyecto | Scottsdale, AZ
Data: 2015
Mídia: LED, material difusivo e reflexivo, sequencia de oluminação personalizada, material elétrico
Dimensões: 12m x 40,5m x 5,4m
Fotografías: Cortesia de Grimanesa Amorós Estudio