Foi divulgada a proposta de Kengo Kuma para seu primeiro projeto nos EUA. O Jardim Japonês de Portland contratou Kuma para projetar uma nova "Vila Cultural" para atender a crescente popularidade do jardim.
A Vila proporcionará um espaço "de livre fluxo" para eventos e atividades educacionais, além de salas de aula multifuncionais, galerias, uma biblioteca, um café e outros programas. Além disso, uma nova entrada para visitantes será construída no terreno existente nos fundos da encosta na Kingston Avenue, localizada nos arredores do centro de Portland.
"O crescimento cuidadoso do Jardim Japonês de Portland é um esforço cultural importante, não apenas para Portland, mas também para os EUA e para o Japão", comentou Kuma em um comunicado de imprensa.
O jardim de 52 anos de idade viu o fluxo de visitantes aumentar de 30 mil para 350 mil a cada ano, assim, a expansão é um passo necessário para preservar a serenidade do local".
"Para continuar sendo um paraíso de serenidade, esse projeto foi concebido para levar a vitalidade das experiências sociais para fora dos Jardim, liberando-o para que seja um espaço silencioso e reverente", comentou Cynthia Haruyama, vice-diretora do jardim.
A obra deve ser concluída na 2017.