Para ampliar e melhor distribuir a oferta de espaços públicos de convivência em São Paulo, a Prefeitura acaba de lançar o edital de licitação para implantação de 32 parklets na cidade, um por subprefeitura.
As novas estruturas vão se juntar às mais de 40 já instaladas em São Paulo, reforçando o objetivo da Prefeitura de humanizar e democratizar o uso da rua, e de promover a permanência nos espaços públicos da cidade.
Projeto
Plenamente acessíveis 24h por dia, os parklets municipais foram desenvolvimentos para implantação em duas vagas paralelas de estacionamento, com 10 metros de extensão por 2m de largura.
Além de coberturas leves, floreiras para vegetação e vasos com árvores de pequeno porte – que contribuem para sombra e melhoria do microclima no local –, os espaços poderão receber contribuições da população, como por exemplo, mesas e cadeiras dobráveis, acessórios e intervenções de arte urbana.
A manutenção da estrutura ficará a cargo da Subprefeitura competente, que poderá fazer parcerias com agentes do entorno: equipamentos públicos, comerciantes e entidades civis, dentre outros.
Locais de implantação
A localização de cada um dos 32 parklets a serem implantados foi escolhida em conjunto entre a SMDU, por meio da SPurbanismo, e as subprefeituras municipais. Como critérios de escolha, por exemplo, foram priorizadas as vagas sombreadas, com vistas interessantes, em ruas movimentadas e próximas a equipamentos públicos – como escolas, hospitais e postos de saúde. Com essas características, além de criarem espaços de espera qualificados, os parklets também beneficiarão os pedestres, com oportunidade para descansar, conversar e comer ao ar livre.
Licitação
As empresas interessadas em participar da licitação terão até as 10h do dia 17 de agosto para enviarem as propostas. A abertura e o início do pregão serão realizados em seguida, e o critério de julgamento é o menor preço. Para saber mais sobre todo o processo e baixar o edital, clique aqui (buscar por parklets).