Arquiteta nascida em Roma em 1914, diplomou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma em 1940. Em seguida, mudou-se para Milão, onde trabalhou para Gio Ponti e dirigiu a revista Domus. Após a guerra, imigrou para o Brasil (1946) com seu marido Pietro Maria Bardi, crítico e historiador da arte. Foi no Brasil, país do qual mais tarde adquiriu nacionalidade, que desenvolveu toda sua carreira profissional tanto no campo da arquitetura quanto no do design industrial e de interiores. Com enfoque radical e moderno, seu trabalho está impregnado de uma vontade de aproximação da cultura e do modo de vida populares, eliminando a distância entre a "cultura de elite" e a "cultura popular".
Neste livro, estão apresentadas apenas suas obras construídas – entre as quais cabe destacar, por sua popularidade, a Casa de Vidro (residência do casamento com Bardi), o MASP (Museu de Arte de São Paulo), e o SESC Fábrica Pompeia, todas em São Paulo. Seus projetos possuem uma precisão conceitual, material e ética que se manifesta especialmente em sua obra construída, toda ela reunida neste volume e fotografada especialmente para esta publicação por Nelson Kon.
AUTORA
Olivia de Oliveira nos introduz na obra de Lina Bo Bardi com um discurso poliédrico que permite contextualizar e entender a obra em toda sua complexidade arquitetônica, cultural, política e social. Esta publicação, uma reedição da revista 2G Lina Bo Bardi, termina com uma entrevista feita a Lina em 1991, e com uma seleção de textos da arquiteta.
FICHA TÉCNICA
Lina Bo Bardi - Obra construída
Olivia de Oliveira
23,5 x 30,5 x 2 Cm
255 páginas
ISBN: 9788565985475
Capa: Cartonada
2014
Para mais informações sobre o livro, clique aqui.