A Bienal de Arquitetura de Chicago, em parceria com a Distrito de Parques e a companhia BP, anunciaram os vencedores do Concurso para Quiosque da Orla junto ao lago, que premiou projetos inovadores de quiosques a serem inaugurados na abertura da Bienal, em outubro deste ano.
Além dos vencedores do concurso, a Bienal também fez parceria com as escolas locais - como the Instituto de Tecnologia de Illinois, a Escola do Instituto de Artes de Chicago, e a Universidade de Illinois em Chicago - para construir três quiosques a mais para a exposição da Bienal. Confira, a seguir, o projeto premiado com o primeiro lugar, assim como outros três finalistas do concurso, menções honrosas e as três propostas das escolas de arquitetura.
Primeiro Lugar Prêmio BP: Chicago Horizon / Ultramoderne
Tendo em mente o orçamento de $75,000 para o projeto, a proposta de Ultramoderne foca na maximização dos espaços através da construção da maior cobertura plana possível feita em madeira. Ao fazer isto, o quiosque 'Chicago Horizon' quer proporcionar um excesso de espaço público para a Bienal de Arquitetura e os banhistas de Chicago.
Durante a Bienal, o quiosque vai funcionar como uma biblioteca de arquitetura e, portanto, uma plataforma de troca de conhecimento. Mais tarde, o quiosque será utilizado como abrigo e mirante para o Lago Michigan com espaço interno comercial.
A plataforma mirante e a parte comercial do quiosque estão suspensos pela cobertura de madeira através de uma malha metálica que contém iluminação de LED programável integrada.
De maneira geral, o projeto foca na simplicidade do desenho e materiais construtivos, particularmente com o uso de madeira laminada colada, madeira esta que possui carbono negativo.
Finalista: Behind the Curtain / Thomas Kelley, Ryan Palider e Chuck Paros
Com um forte senso conceitual, Behind the Curtain busca ocultar seu propósito de modo a chamar atenção para seu projeto desenho. Feito a partir de uma base, uma estrutura e um véu, a proposta é simples e, ao mesmo tempo, grandiosa.
Finalista: Comaroff / Lekker Architects
Através de seu projeto, o quiosque de Lekker Architects busca expressar a complexidade e a sofisticação no ambiente frequentemente hostil de Chicago. A estrutura evolui "de uma massa volumétrica branca para algo mais arquitetônico, mais refinado e mais doméstico". Este quiosque funcionaria como um pequeno palco para apresentações musicais durante a Bienal e, após o evento, como ponto de informação ou venda de alimentos.
Finalista: Lakefront Kiosk / TRU Architekten
Feito com ripas de madeira reciclada, a proposta Lakefront Kiosk foca em proporcionar um exemplo de uma estrutura de baixo custo para múltiplos propósitos. O elemento principal do quiosque é uma cobertura translúcida que se apoia em duas estruturas mais baixas com capacidade de armazenamento internas. Funciona como um terraço na cobertura para abrigar um bar, uma sala de projeções cinema ou um espaço de palestras quando aberto, e uma área pública coberta quando fechado.
O elemento da cobertura também age como um grande cubo colorido e iluminado, e pode ser programado para expor anúncios simples.
Menção Honrosa: Little Kiosk Architecturally Considered / Fala Atelier
Menção Honrosa: Kollektiv-a
Menção Honrosa: Ambient Light / Guillaume Mazars
Quiosque do Instituto de Tecnologia de Illinois em parceria com Pezo von Ellrichshausen
Descrição dos Arquitetos: esta figura estável e esguia foi feita para transmitir uma sensação de simplicidade silenciosa e tortuosa. É auto-centrada, auto-regulada e auto-locada como um monolito opaco sem nenhuma escala, direção e hierarquia, como um pódio para uma estátua invisível. A silhueta é vagamente redundante, com uma transição atenuada da parede à cobertura, para uma sala unitária surpreendentemente imaterial e super dimensionada. Sua construção possui apenas uma estrutura lógica. É imprudentemente racional, uma vez que o mesmo detalhe de esquina é repetido por toda parte. Mas os elementos feitos à mão devem implicar deleite sobre o pensamento. No final, este é um dispositivo que recolhe tudo: das perspectivas invertidas de Hockney, natura morta de Morandi ou os domos telescópicos de Guarini para aquelas anônimas torres de sinos, torres de caixa d'água, faróis, ou chaminés, ou mesmo o purgatório inacessível antes de um ambicioso protótipo para o próximo arranha-céu metropolitano.
Quisque da Escola do Instituto de Arte de Chicago em parceria com NLÉ Architects e Thornton Tomasett
Descrição dos Arquitetos: Este Chicago Lakefront Kiosk é um pavilhão pop-up contemporâneo, esculturalmente composto dos blocos brutos e históricos de pedra calcário que uma vez protegeram a costa da cidade. Seu equilíbrio ousado e sensual transforma a beira do lago de Chicago em um atrativo para a vida social e cultural.
Localizado na Praia Montrose perto do Great Lake Michigan, o quiosque é concebido como uma caixa de infraestrutura que consiste de materiais e tecnologias que são encontradas ou pertencem ao ambiente. O sistema usa elementos de concreto e calcário resilientes que podem apenas ser montados a cada vez para se adequar a diferentes localidades ao longo da orla do rio para vários propósitos - dar abrigo e acomodar diferentes vendedores enquanto contribui para a proteção da orla.
Quiosque da Universidade de Illinois em Chicago com Paul Andersen e Paul Preissner
Descrição dos arquitetos: Summer Vault é um quiosque de orla que acomoda uma série de atividades culturais. Composto de algumas formas geométricas básicas - uma abóbada, um paralelograma e alguns triângulos - combinados para criar um curioso ponto de encontro independente e dentro do parque.
O interior do quiosque é dividido em dois espaços triangulares - um fechado com telas e portas de metal expandido e um aberto, mas ainda dentro da abóbada. Esta planta de duas partes permite atividades de comércio e da comunidade ocorrerem simultaneamente. Também reflete origens persas do quiosque como um pavilhão de jardim do século 13, ao abraçar a utilização contemporânea como uma frente comercial sazonal e um refúgio festivo de parque. Seu caráter aberto permite o uso durante todo o ano, mantendo-se ativo mesmo durante intervalo do varejo e oferecendo uma casa pública de verão durante o inverno de Chicago.
Conheça mais sobre o concurso e as outras propostas aqui.
Notícias via Chicago Architectural Biennial.