A plataforma de concursos de ideias matterbetter divulgou os vencedores do concurso Concordia Lighthouse, que buscava por prestar uma homenagem ao desastre de Costa Concordia em 2012, quando um cruzeiro naufragou na costa da Toscana causando 33 mortes. Aberto a estudantes de arquitetura e jovens profissionais, os participantes foram desafiados a "redefinir a tipologia contemporânea do farol e levar em consideração avanços tecnológicos, de sustentabilidade e o valor metafórico que torna esse tipo de estrutura tão inspiradora."
Das 282 propostas enviadas, o primeiro lugar foi concedido a Gwizdala Andrzej e Adrien Mans, cujo projeto dilui a ideia de um farol em linhas esbeltas que aumentam em densidade ao passo que se aproximam do mar.
Primeiro Lugar: Concordia Lightscape / Gwizdala Andrzej / Adrien Mans
Este projeto "transformar o antigo e introvertido conceito de farol e um espaço público que democratiza sua experiência" através de uma passarela suspensa que conecta ar, terra e mar ao passo que se estende por toda a estrutura.
Na escuridão, a estrutura emite luz através de seus mil metros quadrados de painéis luminosos horizontais abastecidos por células fotovoltaicas, tornando-se uma "camada" sustentável na paisagem.
Além do primeiro colocado, foram concedidos prêmios ao segundo e terceiro colocados.
Segundo Lugar: Silent Compass/ Lý Thanh Hoàng Phúc, Nguyễn Xuân Trang, Trịnh Tiến Vinh, Nguyễn Đình Anh Huy, Đỗ Thị Vành Khuyên
Terceiro Lugar: Catharsis/ Matteis Valentino Danilo, Daniele Dimitris Michele
Saiba mais sobre os projetos premiados aqui.
Via matterbetter e Andrzej Gwizdala.