Se elevando na extensa paisagem da Rússia ocidental, o monolítico Museu do Trabalho Rural é um farol arquitetônico para a região de Kaluga Oblast. Construído com palha e argila locais, a torre de oito metros de altura é composta de uma sala redonda com iluminação zenital adornada com os instrumentos de trabalho manual. Destoante, inesperado e misterioso, o museu foi concebido pelos arquitetos russos Sergei Tchoban e Agniya Sterligova em homenagem à grande história agricultural da região. Definido por uma forma austera e pouco ortodoxa, a torre interrompe a paisagem da Rússia, ao mesmo tempo que serve como um dispositivo de sinalização para os residentes da aldeia vizinha de Zvizzhi.
Entre no mundo rudimentar do Museu do Trabalho Rural, a seguir.
A equipe pensou em reconhecer os trabalhadores que serviram de catalisadores para a economia regional por séculos, com o objetivo de também animar a paisagem de Kaluga Oblast. Formado de dois blocos geométricos rudimentares remanescentes de um silo abandonado, a torre está enraizada em tipologias arquitetônicas russas. "Através da combinação dessas formas enfaticamente simples, os arquitetos recriaram uma coluna pré-Petrine, que é característica da arquitetura tradicional russa," segundo os projetistas.
Posicionado na borda de uma plantação de batata, no cruzamento de duas estradas rurais, o Museu do Trabalho Rural personifica a humildade de trabalho fisicamente exigente, proporcionando uma sensação de poder à sua comunidade. Composto por materiais locais e iluminado por uma claraboia de vidro redonda, a torre inspira uma profunda ligação com a terra. "A torre parece fundir-se com a sua base de terra e com o seu ambiente em geral; é possível pensar que esteve sempre aqui", dizem Tchoban e Sterligova. Através da justaposição de técnicas de construção antigas com projeto conceitual moderno, a equipe criou um paradoxo inspirador em uma paisagem de agriculturas infinitas.
A imponente estrutura dispõe de uma porta posicionada para estar do lado oposto da estrada adjacente, fazendo com que os visitantes caminhem a circunferência em volta da torre antes de entrar. Uma vez lá dentro, os visitantes são imersos na exposição permanente do museu: um ambiente repleto com dezenas de ferramentas e artefatos recolhidos da história agrícola da região. Iluminada por uma clarabóia amarelo-matizado redonda, a torre possui um brilho constante que proporciona uma sensação de calor para o espaço. Sempre acessível através de sua porta destrancada, o Museu do Trabalho Rural celebra o feitos de uma cultura enraizada no sucesso coletivo através do trabalho duro.
O Museu do Trabalho Rural era parte integrante do Festival russo de Land Art de Archstojanie de 2015. Para saber mais, clique aqui.
Edifício: Museu do Trabalho Rural
Localização: Povoado de Zvizzhi, Região de Kaluzhskaya, Rússia
Arquitetos: Sergei Tchoban, Agniya Sterligova
Iluminação: Velko-2000
Construção: MARTIN HOUSE
Altura: 8 metros
Área Total: 97.45 m²