- Ano: 2013
-
Fotografias:Miran Kambic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo complexo de habitações, comércios e escritórios na rua Viharjeva é parte de um projeto de reurbanização da zona que rodeia a estação ferroviária central na capital eslovena de Ljubljana, o maior projeto de renovação urbana do país.
O complexo Situla compreende uma mistura de diferentes tipologias de residências, acompanhado por diversos programas comerciais e de escritórios nos pavimentos inferiores, que estão acima de um grande estacionamento de cinco pavimentos subterrâneos, com um total de quase 80000 m².
Concebido dentro dos limites estritos do plano diretor, o qual prescreve o contorno exato de todo o complexo, o projeto busca unificar todas as diferentes demandas programáticas e volumétricas num gesto de apenas um material: "pele" de cor bronze / cobre perfurada que aparece em diferentes formatos ao longo do projeto.
A diversidade de possibilidades habitacionais, em cima do embasamento de escritórios e comércios, é uma força impulsora do projeto. Vai desde casas com pátio e apartamentos tipo loft até unidades de apartamentos padrão. Quanto mais próximos da cobertura, maior o tamanho e a qualidade dos apartamentos.
Todas as residências oferecem vistas panorâmicas do centro da cidade e da paisagem montanhosa. Os apartamentos podem se abrir totalmente ao exterior.
Um fechamento contínuo de alumínio perfurado projeta um aspecto sempre em mudança, mas uniforme do complexo de usos múltiplos da cidade.