Em nossa seção AD Brasil Entrevista, apresentamos desta vez o arquiteto português Paulo David, diretor do Atelier Paulo David Arquitecto, um escritório de poucos integrantes que trabalha, sobretudo, com projetos de pequena escala em Portugal.
Sobre a atual situação econômica que vive Portugal, David se mostra certo de que o papel dos arquitetos em uma sociedade em crise deve ser revisto, bem como o papel da arquitetura como um todo, que deve levar alguns fatores outrora negligenciados em consideração.
Sem pretensão se alcançar a genialidade com seus projetos, David enxerga a inovação mais como uma retomada de processos e técnicas esquecidos e comuns, do que uma busca pela originalidade, o que o leva, muitas vezes, a ressignificar e reapropriar determinadas estratégias projetuais e métodos construtivos.
Fazendo suas as palavras do professor e arquiteto Fernando Távora, de que a “arquitetura é onde as pessoas são felizes”, David acrescenta que “não há receita para ser arquiteto, a não ser seguir o caminho com paixão.”
Assista à entrevista com Paulo David no vídeo acima e reveja alguns de seus projetos publicados em nossa página, a seguir.