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Arquitetos: AMC – Andrzej M. Chołdzyński , Metroprojekt; AMC – Andrzej M. Chołdzyński , Metroprojekt
- Área: 28000 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Bartosz Makowski
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Linha 2 do Metrô é o investimento mais importante da capital polonesa nos últimos anos. Irá conectar Brodno com Bemowo, e a Estação do Estádio Nacional está imediatamente adaptada para ligar-se à linha projetada para Gocław (M3). A seção central, inaugurada em 2015, com o túnel a uma profundidade de 8 m abaixo do leito do rio Vístula conecta as duas margens de Varsóvia, melhorando significativamente a comunicação ao redor da cidade.
O projeto conceitual é de um consórcio entre B.P. Metroprojekt e AMC - Andrzej M. Chołdzyński. O responsável pela aparência das plataformas é o autor de mosaicos distintos dispostos em cada estação, chamado Wojciech Fangor, artista plástico mundialmente famoso. As estações ativas (Rondo Daszyńskiego, Rondo ONZ, Świętokrzyska, Nowy Swiat-UNIWERSYTET, Centrum Nauki Kopernik, Stadion Narodowy, e Dworzec Wilenski) estão localizadas no centro da cidade, próximas dos principais pontos turísticos e culturais de Varsóvia.
O ESTUDIO LAMELA assina o projeto executivo de duas estações: Nowy Swiat-Uniwersytet e estação de baldeação Świętokrzyska (com o conector). A Estação Świętokrzyska tem dimensões de 135 x 27 m, quatro níveis e uma área total de 15.942 m². Sua cor dominante é o amarelo, que está nos balanços da cobertura de entrada, nos forros das plataformas e nos painéis do artista, ao lado dos trilhos. As paredes do mezanino são revestidas com basalto preto e painéis luminosos. Há, também ,uma galeria multimídia, usada para fins artísticos.
A estação Nowy Świat-Uniwersytet tem dimensões de 140 x 25 m, três níveis e uma área total de 16.823 m². Conta com um tema de cor roxa, utilizada nos mesmos elementos que na Estação Świętokrzyska. É importante evidenciar a total adaptação de ambas as estações para as necessidades dos portadores de deficiência física, cegos ou pessoas de baixa visão. Os diferentes níveis são ligados por elevadores e todos os elementos das rotas horizontais e verticais contam com marcações táteis.