A Japan Art Association (JAA) anunciou o arquiteto francês Dominique Perrault como vencedor do Praemium Imperiale International Arts Award 2015. Elogiado por seus projetos "muito imaginativos [ou] abstratamente mínimos", Perrault é conhecido por inserir com maestria obras inovadoras em seus contextos específicos.
“A arquitetura não deveria ser fechada em si mesma, com suas costas voltadas para o contexto", diz Perrault. "Ela deve sempre estar em ressonância com o ambiente, seja natural ou urbano. Nós arquitetos devemos sempre pensar no papel de nossos edifícios no desenho urbano e na cidade como um todo."
O prestigiado prêmio, agora em sua 27ª edição, reconhece a "excelência no desenvolvimento, promoção e progresso das artes" nos campos da arquitetura, pintura, escultura, música e teatro/cinema. Perrault faz pare agora de um seleto grupo de arquitetos laureados com o prêmio, composto por James Stirling, Tadao Ando, Alvaro Siza, Richard Rogers, Jean Nouvel, Toyo Ito, Zaha Hadid, Peter Zumthor, David Chipperfield e Jacques Herzog e Pierre de Meuron.
Os cinco laureados do Praemium Imperiale 2015 são:
- Pintura: Tadanori Yokoo (Japão)
- Escultura: Wolfgang Laib (Alemanha)
- Arquitetura: Dominique Perrault (França)
- Música: Mitsuko Uchida (Japão/Reino Unido)
- Teatro/Cinema: Sylvie Guillem (França)
Perrault receberá o prêmio em uma cerimônia em Tóquio no dia 21 de outubro. O Príncipe Hitachi, patrono honorário da Japan Art Association, entregará a cada vencedor uma medalha e uma prêmio de aproximadamente US$122 mil.