Arquitetos
Localização
No. 7, Zhongzheng 1st Road, Lingya District, Kaohsiung City, Taiwan (ROC) 802Área
141000.0 m2Ano do projeto
2016Fotografias
Depois de ganhar o concurso em março de 2007, a pergunta mais importante foi como poderíamos entender o edifício e, em particular, como poderíamos fabricar a sua pele. Um cobertura curva e contínua poderia ser uma reminiscência das árvores encontradas no parque.
Analisamos vários materiais - estuque, cerâmicas, concreto, membranas - porém nenhum se encaixava desde um ponto de vista técnico ou logístico. A maioria destes materiais necessitava de uma estrutura ou de uma moldura e a forma então, deveria ser construída duas vezes. Queríamos um material simples e puro, e eu sabia que tínhamos que buscar algo mais. O edifício não seria capaz de proporcionar a solução ainda. Era muito dependente da pré-fabricação e da repetição.
Desta maneira, surgiu a ideia de estudarmos sobre os barcos. Eles possuem formas e dimensões similares ao nosso projeto. Os barcos possuem uma forma contínua e não têm formas repetitivas.
No início de 2008, contatei os engenheiros navais para discutir sobre o projeto. Tivemos várias conversas e depois acordamos que sim poderíamos fazê-lo. Com modelos 3D criados no Rhino e no Digital Project e intercambiamos arquivos. Posteriormente, os engenheiros compatibilizaram o projeto através dos seus softwares e fizeram repetitivos cálculos.
A próxima etapa traria um desafio, conseguir apoio de todas as partes: nossos arquitetos locais, nossos engenheiros estruturais e finalmente, nosso cliente.
Levou um pouco de tempo mas, por sorte, o tempo esteve ao nosso favor. Em 2009 viajamos várias vezes à Taiwan com quatro assessores provenientes da construção de barcos de Groningen (Holanda). Durante uma semana discutimos sobre tudo. Para muitas pessoas foi muito difícil imaginar tal colaboração interdisciplinar, mas essa era a única maneira.
Os engenheiros sincronizaram seu trabalho: o método de construção naval - diferente do método arquitetônico - teve de ser comparado e reinterpretado para a ocasião. Assim, concluímos este trabalho com nosso engenheiro estrutural (Supertech, Taiwan), assessores para a fachada (CDC, Taiwan), arquiteto local (Archasia, Taiwan) e nosso engenheiro naval (Vuyk, Holanda)
Friso van der Steen Associate - Diretor de Projetos Internacionais