Nos anos 90, várias cidades começaram a aderir ao Dia Mundial Sem Carro e desde então esta data comemorativa se espalhou pelo mundo, convidando as cidadãos a não usarem seus automóveis e desfrutar de suas cidades sem a contaminação atmosférica e sonora que os carros produzem.
Este ano, Paris celebrará a data no dia 27 de setembro, dia em que proibirá a circulação de automóveis privados em cinco grandes zonas que englobam 13 de seus 20 arrondissements, reservando as ruas para pedestres e ciclistas.
Mais informações a seguir.
Durante o domingo, 27 de setembro, os automóveis serão proibidos de circular entre as 11h e 18h na famosa avenida Champs Elysées, em volta de Bois de Boulogne e Bois de Vincennes, nos arredores da Torre Eiffel e nas praças da Bastille e da Batalha de Staligrado.
Além disso, estabeleceu-se um perímetro no centro da cidade que engloba nove bairros (arrondissements 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10 e 11) onde se localizam alguns importantes pontos da cidade, como o Boulevard de la Madeleine, a Place de la Concorde e a Place de la République.
Nas regiões mencionadas, poderão circular apenas pedestres e ciclistas, além de veículos de carga de mercadorias e emergência. Além disso, nas ruas que não fazem parte das zonas delimitadas, os veículos poderão circular com velocidade máxima de 30km/h.
A iniciativa, intitulada "Paris sem Carros", está sendo organizada desde março deste ano pelo município e pela organização cidadã Paris Sans Voiture.
Por um lado, a capital francesa vÊ este dia como uma oportunidade de demonstrar que é possível restringir o fluxo de automóveis, sobretudo no centro da cidade, uma medida que está sendo promovida através da peatonização dos espaços que antes eram usados como estacionamentos e da ampliação das Zonas 30 e Zonas de Encontro que já englobam quase toda a cidade.
Por ouro lado, a organização considera esta data uma opção para "responder às questões locais após recordes de contaminação e mudanças climáticas que estão mais que nunca presentes na vida cotidiana. O Dia sem Carros, por sua magnitude, também deixará uma marca duradoura no imaginário coletivo: todo mundo pode contribuir para uma cidade mais habitável, adotar comportamentos mais sustentáveis, particularmente em termos de mobilidade", comentaram os organizadores para a revista Forbes.
É importante destacar que a celebração da data em Paris acontecerá na Semana da Mobilidade, organizada pela União Europeia entre os dias 16 e 22 de setembro na capital francesa, quando acontecerá também a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (COP 21).
Referências: Ayuntamiento de París, Paris Sans Voiture, Forbes e Le Parisien.