No mais recente vídeo de arquitetura e urbanismo produzido pela 32BNY, Steven Holl e sua sócia Dimitra Tsachrelia conversam com Elia Zenghelis, sócio fundador do OMA e ex-professor da AA em Londres. Após quarenta e cinco anos de carreira, Zenghelis chegou a uma série de conclusões, incluindo a crença de que os homens impedem o potencial projetual de suas colegas de profissão, criando um desequilíbrio no panorama da arquitetura. "Mulheres são profissionais muito melhores que os homens", comenta Zenghelis, ex-professor de Steven Holl, Rem Koolhaas e Zaha Hadid (e ex-colaborador destes dois últimos também). Em uma conversa no escritório de Holl em Nova Iorque, Zenghelis argumenta que mulheres tem uma intuição que se mostra essencial para o processo de criação dos projetos. "São os homens que dominam a cena - algo tem que mudar", comenta ele.
Saiba mais a seguir.
Baseando-se em sua experiência em urbanismo adquirida ao longo de muitos anos em trabalhos importantes do OMA, Zenghelis argumenta que a melhor arquitetura é medida a partir de como ela contribui com a cidade, dizendo que "arquitetura é uma dos pixels no tecido da cidade.
Em última instância, Zenghelis sente que o arquiteto será sempre seu próprio cliente. "Você tem algumas imagens em sua cabeça [...] e você quer vê-las prontas", diz ele.