O Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design e o European Centre for Architecture, Art, Design and Urban Studies anunciaram Santiago Calatrava como vencedor do Prêmio Europeu de Arquitetura 2015. Chamando Calatrava de "um teórico, filósofo e utópico visionário e um verdadeiro artista no ofício da engenharia e expressão arquitetônica", o presidente do Chicago Athenaeum, Christian Narkiewicz-Laine, notou que "é significativo que o Prêmio Europeu de Arquitetura homanageie Calatrava como um arquiteto, engenheiro, escultor e pintor."
"Por décadas os arquitetos modernos zombara de qualquer aproximação da prática arquitetônica como uma "forma de arte", e, em vez disso, basearam suas atividades profissionais na engenharia pura", comentou Narkiewicz-Laine. "Para este arquiteto singular, arquitetura é engenharia e é definitivamente arte. Em Calatrava, vemos todas as três disciplinas se fundindo perfeitamente em uma prática da arquitetura sem distinções ou separações de qualquer ordem."
Uma cerimônia formal de premiação acontecerá no World Trade Center, Nova Iorque, no dia 17 de novembro. Ano passado o Prêmio Europeu de Arquitetura foi concedido ao arquiteto italiano Alessandro Mendini, e as edições anteriores a Marco Casagrande (2013), TYIN tegnestue Architects (2012), Graft Arcjitekten (2011) e Bjark Ingels (2010).