O escritório Allford Hall Monaghan Morris (AHMM) venceu o maior prêmio da arquitetura britânica, o RIBA Stirling Prize, com seu projeto para o Colégio Burntwood, superando projetos de Rogers Stirk Harbour + Partners (RSH+P), Niall McLaughlin Architects, Heneghan Peng Architects, McInnes Usher McKnight Architects (MUMA) e Reiach and Hall Architects. Anunciada pela presidente do RIBA, Jane Duncan, a seleção foi uma decisão unânime entre os jurados, que descreveram o colégio como "um edifício maduro para inspirar um comportamento maduro".
Burntwood School / Allford Hall Monaghan Morris
O Stirling Prize é concedido anualmente para "o edifício que fez a maior contribuição à arquitetura no ano anterior". O projeto do Colégio Burntwood consiste em seis novos edifícios para atividades acadêmicas e dois grandes edifícios culturais que serão acrescentados à escola modernista projetada nos anos 1950 por Leslie Martin.
"Escolas podem e devem ser mais que edifícios práticos e funcionais - elas precisam elevar as aspirações das crianças, professores e da comunidade em geral", comentou Paul Monaghan, diretor do AHMM, após receber o prêmio.
O vencedor foi escolhido a despeito da Escolha do Público promovida pela BBC, em que a revitalização do Whitworth, do escritório MUMA, venceu com 38% dos votos, e da pesquisa do ArchDaily, em que a Greenwich University, de Heneghan Peng Architects, foi escolhida com 32% dos votos.
Na cerimônia, o RIBA também apresentou os seguintes prêmios nacionais de 2015:
Stephen Lawrence Prize: The Fishing Hut / Niall McLaughlin Architects
Client of the Year: National Theatre / Cliente para a renovação do Denys Lasdun's National Theatre de Haworth Tompkins