Foram anunciados recentemente os vencedores da Sejongdaero Competition, que buscava proposta para o masterplan da área onde se localiza o edifício do Serviço Nacional de Impostos em Seul, Coreia do Sul. O concurso convidava os participantes a não apenas abordarem o terreno, mas também a área subterrânea de Sejongdaero e a região antiga de Seul. O júri buscava especificamente propostas que tratassem as muitas camadas culturais e históricas da região, promovendo uma nova visão para o futuro da área.
Com 80 propostas de 20 países, o júri elegeu três vencedores e dez menções honrosas. Veja os premiados e o comentário dos jurados, a seguir.
Primeiro Lugar: Seoul Chronicle
'Seoul Chronicle' foi a proposta mais criativa e brilhante. Ela traduz a camada de história em torno do terreno em micro e macro escala, interpretando a natureza que envolve Seul.
Segundo Lugar: Time Connector
Time Connect propôs a análise mais profunda da estrutura urbana, fazendo o hall e o a área de circulação corresponderem perfeitamente, em termos espaciais e visuais, aos edifícios da Sejongdaero, a Embaixada Britânica e o Seohakdanggil.
Terceiro Lugar: Seoul Living Room
Este projeto propõe um desenho bem equilibrado entre Sejongdaero, a catedral e a praça. A 'plataforma da memória' é elevada com o limite do eixo visual criado por Seohakdanggil e Sogongro.